Uma Breve História do Biscoito da Sorte

A história do biscoito da sorte surpreendentemente inicia-se oitocentos anos atrás com a figura de Genghis Khan, grande guerreiro mongol que ao estender as fronteiras de seu império por toda Ásia chegou a dominar grande parte da China. Esse domínio fez-se por mais de um século, até quando, mediante o enfraquecimento de seu dominador, o povo chinês iniciou sua luta pela liberdade.
Durante anos batalhas foram travadas. Sentindo próxima a vitória, os chineses elaboraram a estratégia do ataque que finalmente os levaria à reconquista de seu território. Esta foi magnificamente planejada mas ainda restava uma questão: como transmiti-la aos inúmeros exércitos espalhados por outros inúmeros fronts sem que esta caísse em domínio dos terríveis mongóis? Havia na Época um doce chamado de "bolo da lua" cujo sabor era detestado pelos mongóis. Valendo-se disso, os chineses colocaram os planos dentro desses bolos que foram enviados a todos generais.
Através dessa ação o povo chinês reconquistou sua autonomia, dando início à dinastia Ming (aquela mesmo, famosa por sua porcelana) e, para comemorar tal feito, anualmente os chineses passaram a trocar mensagens de felicitação da mesma forma em que as mensagens secretas foram enviadas, dentro do que pode ser chamado de "bolinhos da vitória".

fonte: hakuna.com.br/biscoito



O que é Kimchi

Uma comida tradicional coreana, não pode ser completa, sem o Kimchi, que é uma mistura de várias verduras conservadas, como acelga, nabo, cebolinha, pepino em salmouras e apimentadas, misturadas com outros ingredientes típicos coreanos. Alguns tipos de Kimchi são feitos com vários condimentos, como o pó de pimentas secas e vermelhas, enquanto outros são feitos somente com temperos saturados em um líquido.
Antigamente, em meados de fim de novembro ou no inicio de dezembro, as famílias coreanas costumavam preparar uma quantidade suficiente de Kimchi, para passar o longo inverno. O Kimchi ficava armazenado em potes grandes de barro, parcialmente enterrados, para manter a temperatura adequada, e assim, conservar o seu sabor inicial.
Mas na Coreia moderna, as donas de casa não tem tanto tempo ou espaço para fazer o tradicional Kimchi. Apesar disso, o Kimchi continua sendo uma parte vital do estilo de vida coreano.

fonte: soskpop.wordpress.com/2013/12/20/gastronomia-na-coreia-do-sul



Obentô ou bentô como é mais conhecido popularmente, é uma espécie de marmita japonesa onde uma refeição completa é disposta dentro de uma caixa (Obentô bako).
Estima-se que o Obentô tenha surgido na éra Kofun, a partir do costume de viajantes e agricultores que levavam uma espécie de alimento portátil, chamado hoshii (arroz cozido e posteriormente exposto ao sol para secar, transformando-o num alimento não perecível), ao local de trabalho.
A forma mais próxima do Obentô conhecido nos dias de hoje surgiu na éra Azuchi Momoyama. Os alimentos eram contidos em luxuosas caixas de madeiras laminadas, na época conhecidos como yusanbentô, e consumidos durante apreciação das flores de cerejeiras (hanami) ou da mudança de tons das folhas do momiji, que durante o outono passam do verde para o amarelo, depois para o castanho avermelhado até que caem no inverno.
Na Era Edo, o Obentô ganhou uma versão mais simples. Os viajantes carregavam uma versão simples, chamada de koshibentô, que recebeu este nome por ser transportado na região lombar (koshi). O koshibentô consistia em vários onigiri (bolinhos de arroz) acondicionados em kouri (caixas feitas de casca de bambu ou galhos de salgueiros trançados) e posteriormente embrulhados em panos (furoshiki) e presos à região lombar.
A partir da década de 80 o obentô se popularizou com a introdução de microondas na cozinha e a proliferação das konbini (lojas de conveniências). Atualmente existem diversos tipos de obentô, normalmente com diferentes tipos de legumes, peixes e arroz branco. O objetivo do obentô, já não é mais restrito à alimentação. Montar uma refeição que agrade os olhos também é importante.

fonte: nipocultura.com.br/?p=380





VOCÊ CONHECE ALGUMA CURIOSIDADE SOBRE A CULINÁRIA DESTES TRÊS PAÍSES?
MANDE-NOS QUE PODEMOS PUBLICAR EM NOSSO SITE!
CITE A SUA FONTE E TODOS OS SEUS DADOS PARA A PUBLIÇÃO!

Equipe Tsuyu.